Dicas de manutenção - Pele

A pele (couro) é um produto natural, requerendo por isso especiais cuidados na sua manutenção. Este material é produzido a partir de pele animal, significando que cada item apresenta características estéticas únicas. Quando adquire um produto em pele, transporta um pouco da natureza até sua casa.

 

Os atributos típicos da pele ou couro são inconfundíveis: é extraordinariamente resistente e firme, o que ajuda a comprovar a originalidade do material. Para garantir uma longa vida da pele, deve seguir as instruções aqui providenciadas.

 

Regras gerais de manutenção:

  • Nunca colocar a pele diretamente à luz do sol: uma exposição deste tipo pode causar a deterioração da cor, e em muitos casos provocar uma seca prematura do material.

  • Assegure-se que o produto se encontra num espaço minimamente húmido. Pele excessivamente seca poderá resultar no desenvolvimento de rachas/falhas.

  • Distancie qualquer produto em pele de aquecedores / radiadores, no mínimo em 30 cm: a excessiva proximidade poderá causar a secura do material.


A pele necessita de cuidados constantes e apropriados. Acima de tudo, este material precisa de humidade; para cumprir esta obrigação, bastará aplicar um pano húmido na superfície da pele uma vez por semana. Desta forma, não só humidifica a pele, como remove um dos seus principais inimigos – o pó; que, caso o material não seja devidamente limpo, causa o entupimento dos poros.

Ao utilizar produtos de limpeza e manutenção da pele, estará a humidificar e nutrir este material, ao mesmo tempo que restabelece a película protectora. Desta forma, defenderá o produto contra a gordura, água e outros tipos de sujidade. Mas estes produtos de limpeza não devem ser usados em demasia: uma ou duas vezes por ano será suficiente. Antes de o aplicar em toda a peça, deve primeiro experimentar o produto numa superfície menos visível. Regra básica: não deve limpar qualquer tipo de pele com espuma. Três a quarto vezes por ano, é recomendado que aspire o móvel com o bocal específico para este propósito, humidificando-o de seguida.  

 

Manchas

Quaisquer manchas de pequena dimensão devem ser secadas de imediato com um pano absorvente. Aplique ligeiros toques na mancha (não esfregue); se necessário, poderá utilizar diluentes neutros (apropriados para pele), humidificando cuidadosamente a mancha e a área em redor, passando de seguida um pano seco nesta mesma área. Normalmente, a pele absorve as manchas de gordura sem deixar vestígios; mas, se estes permanecerem visíveis, poderão ser removidos com um tira-nódoas para pele (disponível em qualquer sapataria). Caso a pele entre em contacto com álcool ou outra substância similar, deve agir de imediato. Aplique um pano molhado na superfície, e dilua o líquido entornado com água em abundância; de seguida, utilize uma esponja molhada para cuidar da mancha e área circundante. 

 

Riscos / arranhões

Quaisquer arranhões na pele poderão ser facilmente eliminados com a aplicação de creme de mãos (com um nível mínimo de glicerina de 5%, p. exº NIVEA). Coloque um pouco deste produto na sua mão, e esfregue a superfície danificada: primeiramente, com a “barriga” da sua mão, e de seguida com o dedo indicador. 

 

Sujidade persistente

No caso da sujidade persistir na pele deverá procurar removê-la, em primeiro lugar, com uma esponja de limpeza macia. Se este método não se provar eficiente, poderá então aplicar um tira-nódoas para pele ou, em casos extremos, passar sobre a superfície um papel-lixa extremamente fino. 

 

Desgaste

Se alguma área se encontra particularmente desgastada, quer pelo uso ou pela limpeza frequente, poderá proceder da mesma forma que no caso de riscos / arranhões.

 

news

Insira o seu endereço de email para se inscrever na newsletter e desfrutar de muitos descontos