Dicas de manutenção - Mobiliário de Madeira

A madeira irradia calor, sendo igualmente um material de fácil manutenção. Através do nosso mobiliário em madeira com design único, conseguirá uma atmosfera natural inigualável, seja dentro de casa ou no jardim. A madeira é um material orgânico, combinando de forma natural com a vegetação do seu jardim. Aproveite, e veja a nossa variada oferta. Quando cuidada de uma forma apropriada, a mobília em madeira mantém-se elegante por muitos anos.

Cuidados tradicionais

A madeira de árvores caducas é protegida contra as infiltrações de água, através de um processo de envernizagem em óleo natural. Após este procedimento, a água escorerrá naturalmente da sua superfície. Graças ao óleo natural que possuem, as madeiras maciças como Teca ou Balau não requerem esta envernizagem. Ao desempacotar a sua mobília, poderá suceder que encontre vestígios de pó de lixa na sua superfície, devido à forma como esta mobília é fabricada. Este pó desaparecerá naturalmente após o primeiro contacto com água. Se deseja garantir que não restam quaisquer resíduos na madeira, limpe a superfície dos móveis com uma toalha molhada. Caso a toalha tinja com a cor da madeira, deverá limpar os móveis antes de efetuar este processo.

Se a superfície da madeira apresentar manchas, poderá limpá-la suavemente com uma esfregona, água e detergente em pó. Recomendamos que proceda à limpeza dos seus móveis através deste processo, pelo menos uma ou duas vezes por ano. Se necessário, poderá utilizar uma lavadora de alta pressão, devendo regular a pressão para um máximo de 60bar, e distanciar a madeira pelo menos 30 a 40 cm do bocal do aparelho.

O método mais eficiente para remover as manchas de gordura é a aplicação cuidadosa de papel-lixa. Após a limpeza, será necessário limpar os resíduos com uma toalha húmida.

Cuidados especiais

Se o seu mobiliário de jardim se encontra no exterior totalmente descoberto, exposto à luz solar e às intempéries, recomendamos que (pelo menos uma vez por ano) lixe a sua superfície ligeiramente. Caso os móveis estejam cobertos, seja por um telhado ou uma capa protectora, bastará que efetue este processo uma vez em cada 2 ou 3 anos.

Para além dos cuidados com a madeira, antes da primeira utilização dos móveis, deve verificar todos os parafusos, repetindo este processo no mínimo uma vez por ano, visto que podem entretanto soltar-se.

 

Reparação de marcas / mossas na madeira

Pode utilizar este truque em todas as superfícies de madeira. As mossas podem surgir muito facilmente, durante o transporte ou deslocação dos móveis. O método seguinte pode superar as imperfeições num curto espaço de tempo.

Para efetuar este truque, deve preparar um ferro de engomar, um copo de água e uma toalha ou pano de cozinha.

1. Coloque a água na área danificada. Esta deverá cobrir na totalidade a superfície a reparar.

2. Cubra a superfície molhada com a toalha / pano, assim absorvendo o excesso de humidade.

3. Engome até a toalha estar seca. Efetue este processo em movimentos circulares, para a frente e para trás, sempre de forma simétrica.

4. Sob a influência da água e da temperatura elevada, a superfície de madeira regressará à sua forma original.

5. Deverá repetir o processo até alcançar resultados satisfatórios.

 

"Patina" – resposta à perda de cor

Sa a madeira não for tratada com os cuidados devidos, perderá a sua camada de óleo natural, surgindo de seguida uma superfície prateada ou incolor, denominada de “patina”. Esta pode até ser uma característica do seu agrado, dependendo do gosto pessoal. Se deseja evitar este processo de perda de cor, deverá tratar a madeira com tinta de acrílico, que pode ser adquirida em qualquer loja da especialidade. Aplique a tinta com uma esponja, e seque a madeira com uma toalha macia. Deverá efetuar este tratamento uma ou duas vezes por ano; o que proporcionará apenas efeitos estéticos, não prolongando ou reduzindo a vida dos seus móveis.

 

Armazenamento no inverno

Após o término da época estival, deverá escolher um local apropriado para guardar os seus móveis de jardim durante o inverno. Os móveis em madeira não devem ser guardados num espaço seco e quente, podendo eles próprios secar com facilidade. O espaço ideal seria, por exemplo, uma garagem: garante proteção contra a chuva, ao mesmo tempo que permite a circulação de ar.

news

Insira o seu endereço de email para se inscrever na newsletter e desfrutar de muitos descontos